PERGUNTAS FREQUENTES
  • Como é fabricado o SELENACUP?

    O SELENACUP foi criado e desenvolvido na Áustria. O silicone de qualidade médica é fabricado pelo nosso parceiro Wacker AG em Munique.

  • O que é o copo menstrual?

    Os copos menstruais são recipientes em forma de tulipa, fabricados com silicone macio de qualidade médica (por exemplo, como o Selenacup) ou de plástico que, após dobrados, podem ser introduzidos na vagina durante a menstruação. O fluído menstrual é recolhido no copo. O copo fica pronto a ser usado novamente, após ser esvaziado e lavado com água limpa. O copo pode ser reutilizado, o que significa que pode usá-lo durante vários anos!

  • Uso tampões e pensos higiénicos, o que faz do copo uma melhor solução?

    O copo menstrual Selenacup, ao contrário dos tampões e pensos higiénicos, é feito de silicone de qualidade médica seguro para a saúde. Além disso, o copo aumenta o conforto durante a menstruação, já que não precisa de ser substituído tantas vezes quanto os tampões e pensos higiénicos. Dependendo do fluxo do seu período, pode usar o copo sem o esvaziar até 8 horas. O copo menstrual é uma alternativa económica aos tampões e pensos higiénicos a longo prazo, pois um só copo pode ser usado durante vários anos.

  • Quais são as vantagens do Selenacup?

    O Selenacup proporciona até 8 horas de proteção segura. O uso do Selenacup torna-se mais barato, a longo prazo, em relação ao custo dos tampões e pensos higiénicos. Normalmente, o investimento fica saldado após apenas 4 meses, pois o copo pode ser usado durante vários anos caso seja bem cuidado. O Selenacup não seca a vagina e recolhe o fluído menstrual em vez de o absorver. A delicada flora vaginal mantém-se equilibrada e menos propícia a fungos e outros germes. Ao usar o Selenacup está a cuidar do ambiente, pois não está a contribuir para as quantidades massivas de lixo de produtos de higiene descartáveis de difícil decomposição. Enquanto está a nadar, o Selenacup mantém-se à prova de fuga e previne os germes de entrarem na sua vagina.

  • Comprei o Selenacup e agora?

    Optou por uma compra inteligente! A partir de agora irá passar pelo seu #BestPeriod. Leia as instruções anexadas ao copo. Estão descritos, passo a passo, como dar início à sua aventura com o copo menstrual. Após tirá-lo da embalagem, ferva o copo em água quente. Lave as mãos. Coloque-se numa posição confortável, por exemplo com uma das pernas na banheira, de cócoras ou sentada na sanita. Depois, dobre o Selenacup e introduza-o na vagina de forma a que nenhuma área do copo fique de fora. No entanto, não o coloque demasiado fundo para que, posteriormente, o consiga remover sem problemas. Seja paciente e não desmotive após as primeiras tentativas sem êxito. Poderá levar algum tempo até se habituar ao copo e descobrir a melhor maneira de o introduzir. Até ter mais experiência, poderá ocorrer algumas fugas no início e, nesse caso e para uma maior segurança, use um penso diário. O esforço irá certamente compensar e não irá querer separar-se do seu Selenacup durante esses dias especiais!

  • Como dobrar o Selenacup antes de o introduzir na vagina?

    Antes de o introduzir na vagina, o copo deve ser dobrado para diminuir o seu tamanho. Pode fazê-lo através de uma forma muito simples. As indicações passo a passo podem ser encontradas nas fotos abaixo, assim como no nosso vídeo de instruções

    1. A forma mais simples de dobrar o copo é a dobra em C. Segure o copo com ambas as mãos e dobre pela metade.

    2. De modo a obter a forma em S, segure o copo com as duas mãos, aperte ambas as extremidades superiores e puxe cada uma em direções opostas.

    3. Pode puxar a extremidade para dentro com o seu polegar.

    4. A forma em 7 pode ser obtida ao apertar o copo pelos cantos e dobrar um deles por cima do copo na diagonal.

  • Como encontrar o tamanho adequado ao meu corpo?

    O SELENACUP deve formar um vácuo ligeiro com a parede vaginal, não deve escorregar e deve ter uma introdução e remoção fácil. O tamanho certo do copo depende do fluxo do seu período e da sua anatomia. O peso e a altura não são relevantes. O que considerar na escolha do tamanho certo:

    • O fluxo do seu período: se o seu fluxo menstrual for leve, um SELENACUP de tamanho pequeno deverá ser o mais adequado. Fluxos mais abundantes requerem um copo maior para que não tenham de ser esvaziados tão frequentemente.
    • Os seus músculos do pavimento pélvico: há dois tipos de SELENACUP: SELENACUP e SELENACUP active. Quanto mais ativa for e quanto mais tonificar os músculos do pavimento pélvico, mais rígido o copo menstrual deve ser para criar um vácuo e evitar fugas. Para determinar qual o SELENACUP mais adequado para si, introduza um dedo limpo na sua vagina e aperte os músculos como se estivesse a tentar sugar o seu dedo. Se sentir um toque leve ou um aperto suave, então o SELENACUP clássico é mais adequado para si. No entanto, se conseguir apertar os seus dedos de forma firme por mais segundos, especialmente se faz exercício regularmente, tal como andar de bicicleta, hipismo, pilates, dança do ventre ou ballet, então recomendamos que use o SELENACUP active.
    • A altura do seu colo do útero: isto irá determinar se precisa de um copo menstrual mais comprido ou curto. Introduza um dedo limpo dentro da sua vagina até que encontre algo que se assemelhe à sensação da ponta de um nariz ou pénis. Se conseguiu introduzir um dedo inteiro antes de sentir o seu colo do útero (ou não conseguiu sentir nada, pois a distância do seu colo do útero vai para além do tamanho do seu dedo), um copo largo e médio são os mais indicados para si. Se conseguir apenas introduzir metade do seu dedo, experimente um copo de tamanho médio ou pequeno. Se conseguir alcançar o seu colo do útero com apenas a introdução da primeira articulação do dedo, então o SELENACUP de tamanho pequeno é o ideal para si. Se o copo de tamanho pequeno ainda for muito grande, pode virá-lo ao avesso para que a argola fique dentro do copo ou cortar a mesma e limar os lados.

    Estas são as três coisas a considerar na escolha do tamanho certo do SELENACUP.

    Se não tem a certeza do tamanho certo para si, não hesite em contactar-nos. Estamos à sua disposição para ajudar!

    Medidas

    Capacidade de reserva:

    • S: 21,00 ml
    • M: 26,12 ml
    • L: 33,71 ml

  • Qual é a capacidade do Selenacup?

    O tamanho S tem uma capacidade de 21 ml, o tamanho M - 26,12 ml e o tamanho L - 33,71 ml.

  • É possível que o copo caia sozinho?

    Não se preocupe. Se escolheu o tamanho certo, o copo não irá cair por si só. Após o copo ser desdobrado, o seu rebordo fica com um diâmetro maior do que o da entrada vaginal e adere completamente às paredes vaginais. O copo é mantido no local pelos músculos do pavimento pélvico.

  • O SELENACUP pode ser usado ao fazer exercício ou desporto?

    Sim, o SELENACUP é ideal para a prática de desporto e exercício! Proporciona uma proteção contra a fuga de 100% mesmo ao nadar ou a praticar hipismo.

  • Posso dormir com o SELENACUP colocado?

    Sim, o SELENACUP pode ser usado durante o dia e noite até 8 horas (com ou sem roupa interior). Simplesmente certifique-se de que esvazia o seu copo antes de ir dormir e assim que acordar.

  • Com que frequência devo esvaziar o meu SELENACUP?

    A frequência de que precisa de esvaziar o copo, depende do seu fluxo menstrual. Aconselhamos a esvaziar o SELENACUP tão frequentemente quanto substituiria os seus tampões ou pensos higiénicos. Após algum tempo de uso, irá constatar por quanto tempo pode utilizar o seu SELENACUP. Deve esvaziar o copo em pelo menos 8 horas após o uso.

  • Como esvazio o meu SELENACUP?

    Esvazie o conteúdo do seu copo pela sanita ou pia.

  • Como lavar e desinfetar o copo?

    Durante o seu período, basta lavar o SC com água e um sabão de pH neutro. Se estiver numa casa de banho pública, pode limpar o SELENACUP com papel higiénico e com uma quantidade pequena de água de uma garrafa de água que tenha trazido consigo. Noutras situações, poderá utilizar a sua urina já que é normalmente estéril e, consequentemente, adequada para esta finalidade. Após a sua compra e antes de cada período, o SELENACUP deve ser limpo mais rigorosamente. Insira o SELENACUP num recipiente para limpeza, encha-o com água, coloque a tampa sem encaixá-la totalmente e leve ao micro-ondas durante 2-3 minutos a 800-1000 watts. Também pode esterilizar o SC numa panela. Encha a panela com água, leve ao fogão e deixe ferver durante 2-3 minutos. Certifique-se de que o SELENACUP não está no fundo da panela quando estiver a ferver a água, pois pode danificá-lo. Pode, por exemplo, colocar o copo dentro de um recipiente. Não deixe a panela sem supervisão. Para a descoloração do copo, podem ser utilizadas pastilhas de limpeza dentária. Coloque o SELENACUP num copo de água com as pastilhas de limpeza dentária durante a noite e, posteriormente, enxague bem com água. Os pequenos buracos no rebordo podem ser limpos com uma escova interdental limpa. Se viver numa zona onde a água contém muito calcário, coloque uma gota de vinagre na água. Isto impede que se forme calcário no copo. Certifique-se de que mantém o copo o mais limpo possível para que a flora vaginal se mantenha em equilíbrio.

  • Como inserir o meu SELENACUP?

    Lave as mãos, dobre o SELENACUP e introduza a área dobrada na vagina. Nas primeiras tentativas da introdução do copo, será uma boa opção estar num duche com água quente onde possa relaxar e ter acesso a água abundante para humedecer o seu copo. Pode fazer isto em pé com uma perna na banheira ou agachada. Ou, claro, também pode experimentar introduzir o copo sentada na sanita. O SELENACUP deve ser colocado o mais fundo possível para que não o sinta. E uma questão de preferência inserir o copo mais acima ou abaixo do útero. De qualquer forma, deverá ainda conseguir alcançar o SELENACUP para conseguir removê-lo. Experimente girar um pouco o SELENACUP pelas ranhuras da parte inferior do copo, após introduzi-lo, de modo a garantir que ficou desdobrado e que criou vácuo. Após 2 ou 3 períodos no máximo, irá encontrar a melhor técnica de dobra e a posição mais adequada para si. O uso de água ou de um lubrificante que não interfira com as propriedades do silicone, pode facilitar a inserção.

    Foto: Tipos de dobra: Dobra em C / Dobra em S / Dobra lateral

    Não desmotive caso não consiga à primeira tentativa. Somos todos diferentes e a prática é fundamental. Caso tenha problemas no início, tal como fugas, desconforto ou outros, muitas vezes o tamanho não é o problema. Por favor, experimente a seguinte técnica: Introduza apenas a metade superior do Selenacup na vagina para que a parte inferior fique de fora - isto é mais fácil se estiver em pé com uma perna levantada ou na posição de cócoras. Deixe o SELENACUP desdobrar e, se necessário, pode controlar o desdobramento ao passar o dedo à volta da parte superior do copo. Também pode usar, gentilmente, o seu dedo para empurrar a parede vaginal, de modo a permitir que o copo se desdobre completamente. Assim que desdobrado, use os seus músculos pélvicos para lentamente sugar o SELENACUP enquanto empurra o copo, gentilmente, com o seu dedo - em vez de o empurrar diretamente para cima, empurre num ângulo em direção ao ânus. Se introduzido desta maneira, o seu SELENACUP já não irá permitir fugas nem lhe irá causar dor. Se mesmo assim as fugas, o desconforto ou outros problemas persistirem, não hesite em contactar-nos.

  • Posso inserir o SELENACUP antes do meu período?

    Sim - pode inserir o copo nas horas prévias do seu período, no entanto o copo não deve ser usado por mais de 8 horas. Não a aconselhamos a testar o SELENACUP fora do seu período.

  • Como sei se o copo foi corretamente inserido?

    O SELENACUP deve ser colocado o mais baixo possível, desde que ainda confortável e sem o sentir. E uma questão de preferência inserir o copo mais acima ou abaixo do útero. De qualquer forma, deverá ainda conseguir alcançar o SELENACUP para conseguir removê-lo. Após a introdução do copo, este deverá desdobrar-se completamente na vagina e aderir às suas paredes. Para verificar se foi o caso, pressione ligeiramente a parte inferior do copo ou tente girá-lo ao segurar na ponta do mesmo. Também poderá introduzir o seu dedo e passá-lo pelo rebordo do copo para verificar se ficou devidamente desdobrado.

  • Como limpar o SELENACUP após uma infeção vaginal?

    Após uma infeção ou inflamação é muito importante que limpe rigorosamente o SELENACUP de modo a prevenir novas infeções. Ferva o SELENACUP em água por 20 minutos e repita este processo mais 3 vezes. Isto funciona melhor ao colocar o SELENACUP num recipiente para minimizar danos no silicone. Nunca deixe o recipiente sem supervisão. Permita que o copo seque entre as fervuras. Isto irá matar os esporos. Além disso, lave a bolsa de armazenamento, no mínimo, a 60 graus.

  • O que fazer se ainda sentir o meu SELENACUP e se ocorrerem fugas?

    Se ainda sentir o Selenacup dentro de si ou se ainda ocorrem fugas após a sua introdução, por favor experimente a seguinte técnica: Introduza apenas a metade superior do Selenacup na vagina para que a parte inferior fique de fora - isto é mais fácil se estiver em pé com uma perna levantada ou na posição de cócoras. Deixe o SELENACUP desdobrar e, se necessário, pode controlar o desdobramento ao passar o dedo à volta da parte superior do copo. Também pode usar, gentilmente, o seu dedo para empurrar a parede vaginal, de modo a permitir que o copo se desdobre completamente. Assim que desdobrado, use os seus músculos pélvicos para lentamente sugar o SELENACUP enquanto empurra o copo, gentilmente, com o seu dedo - em vez de o empurrar diretamente para cima, empurre num ângulo em direção ao ânus. Se introduzido desta maneira, o seu SELENACUP já não irá permitir fugas nem lhe causar dor. Se mesmo assim as fugas, o desconforto ou outros problemas persistirem, não hesite em contactar-nos.

  • O meu SELENACUP ficou com uma camada branca após ser fervido. Tenho de o deitar fora?

    Não. Isto apenas significa que vive numa zona onde a água contém muito calcário. Apenas adicione um pouco de vinagre à água a ferver para remover o resíduo.

  • Como remover o meu SELENACUP?

    Para remover o seu SELENACUP, primeiro tem de libertar o vácuo. Lave as mãos e enquanto está sentada na sanita ou de cócoras, liberte o vácuo ao enganchar um dedo no anel superior ou ao apertar a base do seu SELENACUP com o polegar e dedo indicador. Deverá sair sem esforço. Se sentir alguma resistência ou um "puxar", significa que o vácuo não foi libertado.

  • E se não conseguir remover o SELENACUP?

    Primeiro relaxe e não entre em pânico. A remoção do Selenacup será mais fácil se os seus músculos pélvicos estiverem relaxados. Debaixo de um duche de água quente, abra as pernas com as costas encostadas à parede e faça a posição de cócoras. Isto irá permitir que o copo desça sozinho mais facilmente e, consequentemente, será mais fácil de o alcançar. Caso contrário, aperte os seus músculos como se fosse à casa de banho e, gentilmente, puxe o SELENACUP pela sua argola em direção descendente num movimento de ziguezague. Depois, experimente usar o seu dedo mais comprido para alcançar a borda superior ou pressione as ranhuras da parte inferior do copo com dois ou três dedos para que solte o vácuo e, depois, remova-o. Se mesmo assim ainda não o conseguir remover, consulte o seu ginecologista. De modo geral, deve sempre introduzir o seu SELENACUP tão alto quanto possível, desde que ainda o consiga alcançar para o remover.

  • Como devo armazenar o meu SELENACUP?

    De forma a garantir a maior durabilidade possível do SELENACUP, guarde-o numa bolsa de armazenamento respirável. É feita de algodão e permite a circulação do ar.

  • Posso usar o SELENACUP se for alérgica ao látex?

    Sim, pode. O SELENACUP não contém látex.